Publication date
nei

On September 24th, researchers across Europe will get closer to the general public. This year there will be both online and in loco activities.

 

UCIBIO will be in the European Researchers Night with various activities developed by UCIBIO researchers:

 

In loco activities (National Museum of Natural History and Science):

 

1. De resíduos a biopolímeros / From wastes to biopolymers
Sabia que as bactérias produzem plástico?

As bactérias têm capacidade para produzir plástico biodegradável e muitos outros biopolímeros com interessantes aplicações na indústria farmacêutica, alimentar, cosmética, biomedicina, embalagens, etc.
E conseguem produzir estes biopolímeros a partir resíduos industriais, que de outro modo teriam de ser tratados ou incinerados.
Nesta atividade será explicada a forma como estes biopolímeros são produzidos, será mostrada diferentes exemplos de biopolímeros e suas aplicações. Existirá também atividades hands-on onde poderão fazer esferas de biopolímero, emulsões, etc.

Investigadora responsável: Joana Fradinho, Mónica Carvalheira, Cristiana Torres (Biochemical Engineering Lab)

 

2. Vem conhecer uma enzima que pode ajudar na preservação da camada de ozono / Meet the enzyme that can help in the preservation of the ozone layer
Vem conhecer a reductase do óxido nitroso: uma proteína contendo centros de cobre que pode contribuir para a preservação da camada de ozono.

O oxido nitroso é responsável pela destruição da camada de ozono e possui uma capacidade de gás de estufa 300 vezes superior ao CO2. Este gás é libertado para atmosfera devido às actividades antropogénicas (indústria, transportes), bem como agricultura intensiva com recurso ao uso de fertilizantes inorgânicos. Nestas experiências poderás conhecer a única enzima que tem a capacidade de reduzir o óxido nitroso a azoto molecular, a redutase do óxido nitroso. Vais conhecer as suas cores, associadas a diferentes formas da enzima e a sua estrutura tridimensional. Também poderás fazer experiências em que a bactéria marinha que a produz irá reduzir o nitrito a azoto molecular.

Investigadora responsável: Sofia Pauleta (Microbial Stress Lab)

 

3. O Segredo dos Oceanos / The Secret of the Oceans
Actinobactérias marinhas que combatem bactérias patogénicas

Apresentação de actinobactérias de origem marinha para o isolamento sustentável de compostos com actividade antimicrobiana para aplicações biotecnológicas.

Investigadora responsável: Susana Gaudencio, Rita Sobral (Blue Biotechnology and Biomedicine Lab)

 

 

Online activities:

 

1. Sabias que os açúcares são importantes para as células conseguirem comunicar? E para a saúde humana? Vêm conhecer mais sobre estas moléculas.
Did you know that sugars are important for cells to communicate? And for human health? Come and learn about these molecules.

O Laboratório de Glicobiologia Funcional (GlycoLab) é um grupo de investigação da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO), uma unidade de investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA,Universidade NOVA de Lisboa.
Estamos empenhados em compreender as interações mediadas por hidratos de carbono, também designados de glicanos ou açúcares. Estas moléculas são essenciais nas interações célula-célula e da célula com o meio ambiente e tem um papel fundamental em todos os mecanismos de doença, infeciosa e não infeciosa.

A nossa investigação utiliza a tecnologia de microarrays de glicanos para a descoberta de glicanos funcionais para proteínas e para identificação de novas interações. Através de uma abordagem integrativa, utilizamos biologia estrutural para entender, a nível atómico, como proteínas envolvidas em diferentes processos biológicos - resposta imunitária, interação do microbioma humano e organismos patogénicos com o hospedeiro - reconhecem estes glicanos funcionais. Os estudos destas interações possibilitarão o desenvolvimento de novas terapias ou aplicações biotecnológicas baseadas em glicanos.

Na noite europeia dos investigadores iremos oferecer vários vídeos que revelarão a importância dos glicanos na saúde humana de um modo didático, divertido e descontraído. Demonstraremos também, sob a forma de vídeo, alguns dos métodos que utilizamos para estudar os glicanos. Um quiz online será feito para divulgar a importância e os fundamentos básicos da Glicobiologia.

Investigadora responsável: Benedita Andrade Pinheiro (Functional Glycobiology and XTAL Macromolecular Crystallography Laboratory)

 

2. Vamos todos aprender sobre Resistência aos Antimicrobianos com o Projeto MicroMundo/SAFE
Learning about antimicrobial resistance with the project MicroMundo/SAFE

MicroMundo/SAFE é um projeto de Ciência Cidadã que inclui como desafio experimental a pesquisa de microrganismos produtores de novos antibióticos em solos, simultaneamente formando e consciencializando os estudantes universitários e pré-universitários para a problemática global da resistência aos antibióticos. Docentes universitários e investigadores participam voluntariamente na formação de estudantes universitários (também voluntários) que ministram os cursos em escolas do ensino básico/secundário. Nesta atividade da Noite Europeia dos Investigadores propomo-nos fazer uma breve demonstração das atividades experimentais que são desenvolvidas nas sessões que decorrem nas escolas.

Investigadora responsável: Luísa Peixe (Bact_Drugs Lab)

 

3. Queres saber o que são proteínas e como estas podem salvar o planeta? As proteínas andam por aí e nós vamos espreitá-las com raios-X!
Do you wish to know what are proteins and how can they save our planet? Proteins are out there and we're going to peek them under the X-rays!

O Laboratório de Cristalografia de Proteínas (XTAL) é um grupo de investigação da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO), uma unidade de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
Usamos vários métodos bioquímicos e biofísicos para estudar proteínas, isoladas ou em complexo com outras moléculas, incluindo fármacos, metais, e hidratos de carbono. Temos experiência e reconhecimento internacional na caracterização funcional e estrutural de proteínas de diferentes organismos com relevância nutricional, biomédica, farmacêutica e biotecnológica.
Através da Cristalografia de Raios-X e SAXS estudamos complexos macromoleculares que funcionam como nanomáquinas. A determinação da suas estruturas atómicas, é crucial para entender como diferentes proteínas se comportam e reconhecem outras moléculas no ambiente celular.
Entre as várias actividades que propomos, com recurso a vídeos preparados por nós, ilustraremos os problemas científicos que temos em mãos e alguns dos métodos que
usamos para resolvê-los. Um jogo interativo (Quiz) de perguntas e respostas sobre Biologia Estrutural será implementado. Apresentaremos também sob a forma de vídeo, entrevistas curtas com cientistas. Iremos dar especial ênfase a três projectos do nosso laboratório com proteínas bacterianas: Uma proteína capaz de fixar dióxido de carbono, uma proteína que sintetiza polihidroxialcanoatos (bioplástico) e uma proteína que destoxifica arsénio.

Investigadores responsáveis: Cristiano Mota, Maria João Romão (XTAL Macromolecular Crystallography Laboratory)

 

For more information check here